Livro de maria Adelaide Amaral, não me lembro o ano em que foi publicado, mas a obra se passa no finalzinho da ditadura militar. O livro traz diálogos interessantes, um recurso bem explorado pela autora que eu adoro.
Mas o que é interessante na obra é que a personagem principal Luísa, ela é caractrizada, esboçada não por lea mesma e nem pela autora, mas por personagens que a rodeiam, como a amiga, o apaixonado fetichista, o amigo gay, o ex-marido e o amante.
Eles que vão montando essa Luísa que ao mesmo tempo que é forte, é tão frágil, ao mesmo tempo que é decidida, fica tão indecisa, acolhedora, amiga, vingativa, doce e tão má as vezes.
O livro não é linear e o texto algumas vezes se confunde com a própria fala das personagens, para cada personagem citado acima é dedicado um capítulo e conta uma fase da vida dessa Luísa ( ou Luísas), então o mesmo fato vai ser contado em todos os capítulos só que de acordo com o tal personagem que intitula o capítulo.
Os cinco ou quatro capítulos restantes são bilhetes trocados entre Luísa e essas personagens ou outros personagens que aprecem no decorrer do livro. E é através desses bilhetes e o último capítulo do livro que é a agenda de Luísa, é que temos mais aproximação dessa personagem, para o leitor enfim caracterizar quem é essa Luísa de acordo com ele mesmo.
3 comentários:
Muito bom sério mesmo !
Boa dica =DD
A prpósito, vou seguir o blog!!
Abração
http://planetadablogueira.blogspot.com/
Se é de Maria Adelaide, com certeza é bom!>>Boa dica!
Blog Telenotícias!
Visitem o Blog Telenotícias, coluna de esporte, celebridades, notícias e muito mais!
http://www.blogtelenoticias.blogspot.com/
Postar um comentário