Powered By Blogger

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mais uma listinha.

Decidir fazer uma listinha com os vilões que fizeram história. Serão três listas, a primeira vai reunir os viloes dos anos 60 e 70, a segunda 80 e 90 e a terceira anos 2000. A ordem não siguinifca nada, só apenas uma questão de estética para ordernar.


01. Selva de Pedra -1972: Fernanda ( Dina Sfat).
A novela foi de Janete Clair e foi a única com Roque Santeiro a chegar a marca de 100 pontos no ibope. na ocasião a personagem de Regina Duarte era descoberta a identidade falsa pelo seu par romântico na novela, que no caso era Francisco Cuoco. A novela chegou a ter uma segunda versão, mas não atingiu o mesmo sucesso da primeira. Uma curiosidade da novela como outras  novelas da época sofreu com o regime militar, Simone (Regina Duarte) sofreria um acidente e ela ia ser considerada morta, assim Cristiano Vilhena ( Francisco Cuoco) casaria com Fernanda ( Dina Sfat), mas a ditadura não quis, pois achou impróprio o persongem casar, pois já era casado com Simone. Assim a novelista teve que mudar o rumo da novela e Cristiano abandona Fernanda na igreja. Teve uma ocasião que a novelista foi falar com os militares por causa dos vetos a novelas dela. Roque Santeiro mesmo só pode ir ao ar dez anos depois.Outra curiosidade são as características da direção de Daniel Filho, o olhar dos persongens. E Dina Sfat tá de arrepiar na novela, uma pena não ter conhecido o trabalho dela, minha mãe fala que ela era uma excelente atriz que infelizmente morreu jovem vítima de câncer. Bom existir o youtube pra achar essas relíquias. Teve uma ocasião que a personagem de Dina Sfat sequestra Simone e a mantém presa e torturando durante dois meses de novela a protagonista. Simone sai no final na cadeira rodas. Até o juscelino kubitschek ao encontrar a atriz Regina Duarte num avião pergunta quanto tempo a personagem vai permanecer presa no cativeiro.




02. Fogo sobre terra - 1974:Nara ( Neuza Amaral).


A atriz é conhecida na época por fazer vilãs que no final morriam tragicamente. Em uma das novelas ela incendeia o próprio corpo. Nessa dá agonia em só em ver a cena.

03. Anjo mau - 1976:Nice( Suzana Vieira)


 No final o público não deu perdão para as atitudes da babá e ela morre no final, quem não gostou disso foi José Wilker que queria que os dois terminassem juntos, por isso depois dessa novela uma suspensão na Globo.



04- O Rebu-1974: Conrad Mahler( ZIEMBINSKI)


A novela trouxe uma inovaççaõ já que todos os capítulos da novela eram baseados em dois dias, o dia da festa em que  ocorreu o crime e o dia depois da festa. Outra coisa até o capítulo 50 ninguém sabia quem matou e nem quem morreu, só foi revelado nesse capítulo, a personagem assassinada era Sílvia (Bete Mendes). Um comentário que devo fazer o quanto Bete Mendes era linda quando jovem. O motivo do crime foi revelado no final, numa das primeiras insinuações  sobre o tema homossexualismo. O personagem Conrah Marler mata Sílvia por ciúmes dele com o seu protegido Cauê vivido por Buza Ferraz. Foi o último papel de Ziembinki em novelas.




05. A sucessora - 1978: Juliana( Nathália Timberg).


Novela de Manoela Carlos, baseado num rmance, em que a personagem Juliana infernizava a vida de Marina Steen (Suzana Vieira) recém casada com roberto Steen (Rubens de Falco) por conta da adoração que ela tinha com a falecida patroa Alice Steen.  Quando se fala em fazer bem um vilão com certeza um dos nomes que se vem a cabeça é o da atriz Nathália Timberg.



06. Escrava Isaura -1976: Leôncio e  Rosa ( Rubens de Falco e Léa Garcia)

Quando se lembra de um vilão masulino e uma personagem sofrida vem logo a memória Leôncio e Isaura. Escrava Isaura até hoje se mantém como uma das novelas mais vendidas para o exterior. Uma pena que o ator Rubens de Falco tenha morrido quase esquecido e Léa Garcia não estar mais aparecendo na tv nessa época que é mais importante ter um rostinho bonito do que talento.


07.Dancin Day's -1978: Yolanda Pratini ( Joana Fomm)


 Outra atriz que foi reconhecida pelas vilãs que fez, que faz muitíssimo bem é Joana Fomm, pena está desaparecida das novelas. Esta novela ditou moda no país -Quem não se lembra das meias soquetes de lurex? - A novela virou coqueluche e depois dela danceterias se espalhou pelo país e chegou a virar notícias nos jornais de fora. Quem diria que Joana Fomm foi chamada na última hora para substituir uma atriz, e que nem  Gilberto Braga acreditava no sucesso da novela, pois tinha a missão de substituir o megasucesso O astro de Janete Clair. E que Gilberto pensava em Betty Faria para fazer Júlia Matos, ficando a personagem para Sônia Braga, que tinha a tarefa de fazer uma ex-presidiária que tentava a reconquistar a filha e se esbarrava na irmã Yolanda que a impedia. No final as duas fazem uma cena que entra pros anais da teledramaturgia, a briga delas até hoje é lembrada como uma das melhores cenas. Daniel Filho disse que as atrizes choraram de verdade em cena, felizes com o resultado do trabalho.


08. Nina -1977:  Doralda ( Maria Claudia)


Nessa cena dá pra ver a pequena Isabela Garcia já mostrando todo o seu talento.



09. Dona Xepa -1977: Glorita ( Ana Lúcia Torre).


Eu coloquei essa novela nem tanto pela vilã da novela, mas pela inesquecível Yara Côrtes, que fez brilhantemente esse papel. Uma mulher que tenta reconquistar os filhos que sentem vergonha dela e querem ascender socialmente. Confira agora essa cena impagável.

10.Pai Herói -1979: César Reis (Carlos Zara) e Bruno Baldaracci ( Paulo Autran)

A novela contou a história de André Cajarana que tentava inocentar o pai de histórias que sujava o nome dele , personagem vivido por Tony ramos que fazia par romãntico com Elizabeth Savala na novela, mas encontrava nos eu caminho um homem ambicioso que era o responsável em criar essa história vivido pelo saudoso Paulo Autran. Do outro lado encontrava-se um dos melhores personagens de Glória Menezes, Ana Preta e o malvado César Reis. Outro grande sucesso de Janete Clair.


É isso aí espero que tenham gostado e até a próxima listinha..


2 comentários:

Millena disse...

Excelente a seleção.As melhores novelas são as antigas.

Rubi disse...

Bons tempos!
Isso sim era novela.
Nostalgia total aqui.

Central blogs

div align="center">Central Blogs

Colméia

Colmeia: O melhor dos blogs

Ueba

Uêba - Os Melhores Links