Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Recomendo: Machado de Assis.

Quem não leu na época de estudante Machado de Assis? se você não leu, sinto informar mas você perdeu as melhores páginas da literatura brasileira. machado de assis é atemporal, os livros dele, escritos no finalzinho do séc. XIX e início do XX ainda são atualíssimos para os nossos dias.
Tipos como pessoas que passam a perna numa pessoa ingênua para se dar bem, gente com humor ácido, pessoas desconfiadas e aquele parente insurportável que você tem tem que aguentar em sua casa, as senhoras de ouvidos bem atentos.são alguns tipos curiosos que podemos ver ainda em nosso dia-dia. e creio que mesmo passando 50 anos as obras dele ainda vão ser atuais. Não teve um autor que caracterizou tão profundamente seus personagens a ponto de o leitor os desenhá-los em sua imaginação, sentí-los e até ouvi-los, como ele.
Mesmo você que não leu Machado de Assis já deve ter ouvido falar da menina dos olhos oblíquos e dissimulados, ou é melhor cair das nuvens do que do oitavo andar. das obras dele li, Memórias Póstumas de Brás Cubas ( um homem depois de morto narra sua trajetóriade vida sem muitos prêmios, sem contribuições científicas), dom Casmurro 9 que traz a grande pergunta: capitu traiu ou não traiu Bentinho com Escobar? - engraçado que ao ler o livro, eu achei que ela traiu, ao ver a minissérie da Globo, que por sinal foi muito bem feita, tive a certeza da não traição dela, cheguei até a discutir com a professora sobre a traição ou não por parte de Capitu - Já por essas duas obras já dá para ver que o "cara " era um gênio, um livro que tem como narrador um defunto e outro que traz a maior dúvida literária, que só poderá ser solucionada fazendo uma sessão de mesa branca para ver se o querido Machado de Assis desceria para solucionar. Li ainda o Alienista, O enfermeiro e A cartomante ( contos), o último aliás é uma ousadia tremenda do autor ao meu ver. o mais recente que li foi Esaú e Jacó ( um triângulo amoroso envolto de uma história b´blica e que tem como cenário uma grande passagem da História do Brasil).
Por fim, não posso deixar de falar da biografia desse homem, eu acho que já escrevi isso em outra oportunidade, que sou louco po biografias. um homem humilde, de cor, em pleno séc. XIX se torna um autodidata, o maior romancista brasileiro e o fundador da ABL, depois disso só posso sugerir como leitura uma obra de Machado.

10 comentários:

Café Expresso. disse...

Olá, estou passando para te convidar a conhecer o novo blog cultural da blogosfera. Blog Café Expresso.

Passe por lá e deixe seu oi cultural.

http://blogcafeexpresso.blogspot.com/2009/05/oasis-pisa-sem-solo-brasileiro.html

Unknown disse...

Kra, até hoje não li nada de machado de assis, me indica um bem bacana aí.
abraço
www.sofismo.wordpress.com

Anônimo disse...

Pois eh machadão eh foda!!!

Anônimo disse...

Sem duvidas Machado de Assis é um dos melhores escritores do MUNDO.

Bruno Silva disse...

Obrigado pela visita no blog. Espero vê-lo sempre lá.

Gostei também de seu espaço. e Machado é memorável. maravilhoso. ainda contemplo as belas palavras do "bras cubas"
underfool)

desde já, volte sempre.

Martins disse...

Machado é dono de umas sacadas muito boas! Apesar de ter um texto bem rebuscado pra nossa época é uma excelente leitura.

THAISSA disse...

Noooooooooooossa, Machado de Assis é TUDO DE BOM! eu ADORO! sempre que posso LEIO e adoro os livros dele... (esse sempre que posso é pq a minha faculdade de Biologia as vezes não me deixa ler coisas que eu amo sem ser dentro da biologia =/)

Adorei esse post e o sue blog!

beijinhos!!!!

Fernanda Sanson disse...

Oi...
Esse post me fez lembrar um comentario que sempre digo...
Odiei todos os classicos da literatura qd fui obrigada a le-los... hihihi... Mas como acredito em segunda chance... Eu os li novamente... e os amei!!
hihihihi...
abs
Fernanda Sanson

Guilg7 disse...

é..li mso o Machado na época do Colégial.....ele realment é o Melhor do Brasil(Sempre),tanto q foi considerado um dos melhores do planeta....

ele é d++++

vlw

http://lg7fortalezace.blogspot.com/

Unknown disse...

Olá, você não me avisou que o meu banner estava em teu site. Agora, por acaso, eu visitei a sua página e vi o meu banner nele. Fiquei muito Feliz!!!
Irei add agora o seu banner!

Central blogs

div align="center">Central Blogs

Colméia

Colmeia: O melhor dos blogs

Ueba

Uêba - Os Melhores Links