Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Recomendo - O queijo e os vermes.

Livro muito interessante que conta a história de uma das inquisições mais longas da história. Um simples moleiro que ao expressar suas ideias confronta-se com a Igreja, numa época em que ela detinha o poder. O livro apesar de ser bibliografia sugerida para qualquer universitário de História, é uma história narrativa que vai lhe prendendo justamente porque esse Menochio ( nome deste personagem), de vida simples trazia ideias bem interessantes, como a de que o planeta Terra era o queijo e os vermes eram os anjos, ou seja que a Terra tinha surgido da putrefação, a própria dúvida de Jesus Cristo ser o Messias, a ideia de inferno e pecado. Tudo isso baseado em leituras ( maioria livros proibidos na época) da qual ele mesmo tirava a sua opinião.
O livro ainda inova na nova forma de se contar a Historiografia, contando-a através da História das mentalidades. E não podemos esquecer que fato curioso se ver nessa obra um moleiro leitor assíduo de obras proibidas vive numa época em que era comum encontrar pessoas analfabetas e que não tinham o hábito de ler. A obra ainda traz trechos dos livros lidos por Menochio, o relacionameto dele com parentes e amigos, e trechos do julgamento, sempre mostrando a originalidade e as ideias esdrúxulas deste moleiro. Uma obra que te faz refletir.

Um comentário:

Antônio disse...

Estou no comecinho do curso de Letras, e estou vendo que, assim como um matemático, que precisa de prática de números, um letrado precisa do hábito da leitura. Claro que isso não se restringe aos cursandos... É sempre bom ter em mente um livro pendente, e principalmente que seja bem recomendado. Me interessei por História enquanto estava estudando para o vestibular, e a Idade Média me esclareceu muitas coisas. Ler um livro que destaque esse contexto será sempre bem vindo. Valew pela dica !

Agora, como parceiro de blog, eu vou te deixar um convite. Estou numa fase diferente do meu blog. Já faz um tempo que já faço parte dessa comunidade blogueira, mas só agora que comecei a idealizar de forma melhor o meu conceito. Dá uma comentada lá e, se assim quiser, podemos compartilhar comentários e participações recíprocas. Flw !!

www.antonizado.blogspot.com

Central blogs

div align="center">Central Blogs

Colméia

Colmeia: O melhor dos blogs

Ueba

Uêba - Os Melhores Links