Powered By Blogger

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Recomendo: Nunca lhe prometi uma jardim de rosas.

Quem for ler o livro e esperar o livro cheio de acontecimentos, esse livro não traz, é uma narrativa meia parada, mas ao mesmo tempo emocionante e cativante. Quem não teve uma adolescência conturbada ou problemática? Mas como deve ter sido a adolescência de uma jovem psicótica? É isso que a autora Hannah Green nos mostra em Nunca lhe prometi um jardim de rosas, uma obra que não fala de final feliz, já que nenhum estado é permanente, ninguém consegue ser feliz o tempo todo.
A história começa contando a decisão da família de Deborah Blau, uma menina de 16 anos, de interná-la, uma menina que criou uma maneira de escapar do mundo real para ela dolorido, cheios de fantasmas e medos, para um mundo em que ela se ver protegida de tudo isso, um mundo de seres cósmicos, grandiosos, espetaculares. Essa fuga para esse mundo que ela chama Yr a leva a conhecer um terceiro mundo, a de um hospital psiquiátrico.Deborah assim descobre em cada contato de médicos, enfermeiras e pacientes as múltiplas realidades, fictíceas ou não, que se misturam e criam para ela algo novo, que a tira da paralização, fazendo-a refletir sobre o que tem ao seu redor.
Assim ela passa por um processo de mergulho no seu passado para enfrentar os seus medos, através da Dra Fried, que a fez a ententer e entrar no mundo para ela antes ignorado. O livro é fascinante, que traz essa personagem mais fascinante ainda e vamos acompanhando esse processo de auto-sacrificio da personagem, a sua família ainda presa a muitos preconceitos, que não a entendem. Assim Blau vai se familiarizando, se conhecendo e se encantando com o mundo real através do hospital que ao mesmo tempo que é um local punitivo é consolador para ela. Em nenhum momento a autora negligência as relações humanas, mesmo que ela as vezes não lhe traga coisas boas, como diz o título.

Um comentário:

Bixcoito! disse...

Parece interessante. Quem nunca sonhou com um mundo perfeito, sem pessoas más, com uma linda história de paz e amor? Pena só podemos imaginar esse mundo...

Central blogs

div align="center">Central Blogs

Colméia

Colmeia: O melhor dos blogs

Ueba

Uêba - Os Melhores Links