Powered By Blogger

Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Recomendo : Agatha Christie

Antes de escrever sobre essa autora que já conhecia mas nunca li um livro dela, pois tinha um ufanismo idiota em relação a literatura estrangeira, só lia livros de autora brasileiros. Recentemente estou lendo dela Morte no Nilo. E já li Um brinde de cianureto e Os crimes do ABC.
Pra quem não a conhece ela escreve histórias policiais, sempre com um detetive investigando para encontrar o assassino da história, com dosagens de suspense e surpresinhas no decorrer da história e diálogos, que leva ao leitor a entrar na história e a buscar a solução do crime através das pistas e características das personagens através de atos ou falas dos mesmos.
O que eu mais gostei até agora dela foi Um brinde de cianureto, uma jovem no dia do seu aniversário morre envenenada por cianureto, a policia arquiva o crime por achar que a jovem se suicidou, devido a uma gripe que a deixou muito debilitada. Anos a frente, a irmã dela encontra uma carta e mostra ao viúvo, este chama todos que estavam na mesa no mesmo restaurante e morre também envenenado por cianureto, só que há um detalhe, ele mudou propositalmente a posição de todos na noite em relação a noite do outro crime, o que acho interessante desse recurso da autora, é que com isso ela subestimou a inteligência do leitor, todos tinham um bom motivo para matar Rosemary ( a jovem envenenada), mas no decorrer da história o leitor vai esboçando para o leitor que a mesma pessoa que matou Rosemary não poderia matar o viúvo.
É caro leitores desse blog não é a toa que a chamam da Rainha do Crime, essa é a minha sugestão. Até a próxima. Ah quem quiser sugerir um livro para mim nos comentários fique a vontade, quem sabe esse livro possa estar na próxima edição.

4 comentários:

HBMS disse...

Ode a Rainha do Crime \o/ !
Terminei ontem um livro dela (Nêmesis) e só posso dizer que foi incrível... incrível.

Ps.: tbm já passei por uma fase em que só lia e teimava em ouvir coisas brasileiras, não me arrependo, mas a grama do vizinho sempre chama a atenção! xD

Tobias Farias disse...

Só li clássicos brasileiros,
poucos se salvam no meu gosto.

Bom livro:

Desobediência Civil
(Henry David Thoreau)

Tobias Farias disse...

PS.: Só li livros brazucas até os 16 anos.

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Não é dos autores que aprecio, mas parece que ela é realmente reconhecida no gênero. Quando escuto "Uns Dias" do Paralamas lembro de "Assassinato no Expresso Oriente" se não me engano, um livro dela.

Central blogs

div align="center">Central Blogs

Colméia

Colmeia: O melhor dos blogs

Ueba

Uêba - Os Melhores Links